sábado, 4 de junho de 2011

HIPERTENSÃO ARTERIAL

 A hipertenção arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sanguínios, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos RINS. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física; além desses fatores de risco, sabe-se que sua  incidência: É maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, é maior entre mulheres acima de 50 anos, é maior em diabéticos.

SINTOMAS:

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.


Prevenção e controle:

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável: manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares; evitar alimentos gordurosos; não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; praticar atividade física regular; abadonar o fumo; moderar o consumo de álccol; controlar o diabetes.

Todas as pessoas, mesmo que não sintam  nada, devem verificar a pressão com seu médico pelo menos uma vez por ano. Ter pressão alta, num é igual a ter 'problema de coração', mas pode ser o primeiro passo. 

Procure uma Unidade de saúde mais próxima e verifique sua pressão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário